domingo, 8 de agosto de 2010

Coleção Pirelli Masp de Fotografia 18º Edição

A Coleção Pirelli/MASP de Fotografia chega a sua 18ª edição com 70 obras de fotógrafos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pará, além do norte-americano George Leary Love, que atuou em São Paulo dos anos 60 aos 90 e receberá homenagem póstuma ao lado de Luiz Hossaka.

A fotografia paulistana traz, nesta edição, o publicitário Ricardo Barcellos, a fotojornalista Marlene Bergamo e Gustavo Lacerda, com obras da série Albinos, de 2009. O uso de recursos tecnológicos na fotografia está contemplado pelo trabalho dos fotógrafos Rafael Jacinto, Pio Figueroa e João Kehl e da produtora Carol Lopes, do estúdio Cia da Foto.

Nesta edição os fotógrafos Luiz Braga, do Pará, e Aristides Alves, da Bahia, foram convidados a indicar os artistas de seus estados: os paraenses Alberto Bitar, Octávio Cardoso, Mariano Klautau Filho, Alexandre Sequeira e Guy Veloso – este último, fotógrafo selecionado para a 29ª Bienal de São Paulo com a série documental Penitentes – e os baianos Anizio Carvalho, Iêda Marques, Bauer Sá e Maria Sampaio – fotógrafa e escritora falecida em junho passado.

Desde sua criação, em 1990, a Coleção traz artistas com representação e influência significativas na fotografia brasileira, escolhidos por uma comissão formada por Boris Kossoy, Thomaz Farkas, Rubens Fernandes Junior, Mario Cohen e Piero Sierra.

O MASP é aberto de terça a Domingo das 11:00 ás 18:00 horas as quintas até as 20:00 hrs, entrada custa R$ 15,00 reais e nas Terças Feiras é GRÁTIS