sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A Queda de Meus Ícones - O Nascimento de Minha Iconoclastia Latente


A Barba - Para os babilônicos um sinal de virilidade e os egípcios os copiaram, mas de modo ponderado e artificial. Desde o início dos tempos a barba tem seu lugar no imaginário mundial. O sinal do Homem, e por isso que o Cristo tal qual o conhecemos tem uma barba castanha e farta (mas sempre arrumada) e por conseqüência outros heróis e mártires (como Tiradentes) também são retratados portando longas barbas. E daí a imagem do “pai padrão” estava formada.

Conheci meu pai apenas no meu aniversário de 7 anos e por conta dessa ausência e de minha imaginação pra lá de fértil já imaginei deveras vezes minha mãe com uma barba gigante... Algumas vezes até tranças tinha.

Pois bem, lá estava eu de frente daquele homem gigante de pele clara e olhos verdes com uma barba preta que faria inveja ao Papai Noel. Disseram-me se tratar de meu pai. Essa figura emblemática que só conhecia através de meus amigos e de minha imaginação fértil. Todos acharam lindo aquele encontro... Eu achava estranho, não sabia o que fazer e com tão pouca idade não tinha muitas opções a não ser seguir os palpites empolgados dos espectadores, ou seja, em menos de 15 minutos lá estava eu sentado no colo daquela figura misteriosa e estranhamente carismática que me apresentaram como PAI.

Como me espetava aquela coisa que ele carregava na cara. Eu era novo pra entender muita coisa, mas decidi naquele momento que nunca usaria barba! A imagem que tinha de pai era mesmo essa de homem alto, barbudo e com ar sério na maior parte do tempo e muito divertido nas outras partes do tempo.

É claro que estava completamente enganado.

Ele ficou pouco mais de uma semana e desapareceu por mais um tempão. O expulsei de minha vida, pois minha mãe (mesmo sem barba) tem tudo que eu poderia esperar ou querer de um pai.

Sobre a barba... Parte obrigatória de meu visual largado.

2 comentários:

explodecoracao disse...

Realmente Alemão sem barba não é Alemão!!
Quanta historia boa de se contar sobre a sua vida hein amigo ? rs
Bjs

miguel naufel disse...

Eu tambem estou barbudo igual ao papainoel ..sou albino ...mas a minha barba é branquinha ...Miguel Naufel